domingo, 26 de janeiro de 2014

Ecoturismo: Uma atividade Sustentável?


                        
Muitas pessoas, sejam elas profissionais do turismo ou mesmo turistas,enxergam  o ecoturismo como atividade sustentável, a qual não deixará impactos negativos na natureza,uma vez que ele( ecoturismo) tem como foco, a preservação da natureza.
Ter uma foco tão sublime como a preservação da natureza parece até perfeito.Mas e quanto às ações que são tomadas para que se permita transformar este foco em realidade?
Aqui eu indago: Os turistas que freqüentam lugares como cachoeiras, parques e trilhas, estariam 'capacitados' , 'sustentavelmente' falando para estarem ali?Seriam os seus comportamentos e pensamentos referentes à natureza, 'ecologicamente' corretos?
Não só os turistas, como os profissionais que, com a melhor das intenções, divulgam belas paisagens estão pisando numa linha muito tênue que separa o turismo sustentável, do seu rival, o turismo predatório.
Parece estranho essa colocação? Explico.Quando pensamos em turismo predatório,rapidamente imaginamos o 'turismo do mal',aquele que sai destruindo tudo.Certo?Na verdade, o turismo predatório é ruim para 'uma parte',isto é, aquela que está sendo 'usufruída' pelos turistas.E a essa parte, me refiro à natureza e  à população local.A outra parte, os 'usufruidores'  são os turistas e claro,quem os conduz até ali, sejam os guias,sejam os publicitários,ou os 'donos do poder' que querem 'fazer dinheiro' com o tal turismo.
Geralmente quando nos referimos os danos causados pelo turismo,logo identificamos o culpado: O TURISTA.É ele quem pisa nas plantações, quem joga lixo e blablablá.Mas, e quem trabalha com este turismo?E quem pensa no turismo enquanto geração de renda?Estaria este isento de responsabilidades?
Pode parecer óbvio,mas infelizmente não é assim que muitos 'organizadores e divulgadores' da atividade pensam.
Dias desses vi uma propagando sobre 'turismo ecológico', a qual se referia a uma linda cachoeira.O organizador da divulgação do local rapidamente disparou convite para inúmeras pessoas,mostrando fotos do 'divino lugar'.
Bom, o que chamou a minha atenção nesta propaganda, foi que a mesma mostrava ou TENTAVA mostrar uma ideia de sustentabilidade,no sentido de conhecer uma comunidade simples,'desenvolvimento do turismo' e coisas assim,uma vez que os organizadores da mesma,possuem a sustentabilidade como um lema.
É claro que não estou dizendo que o divulgador agiu de 'má fé' ou algo do tipo, até porque eu acredito que ele realmente está engajado na causa do turismo sustentável.
O que quero chamar a atenção é para a necessidade do planejamento.Isto é, mesmo em se tratando de uma atividade que PAREÇA simples,as estratégias, ações, objetivos e demais critérios de um bom planejamento precisam estar presentes para que possamos, assim, atingir o foco que é desenvolver e apoiar um  turismo para todos.
Pensar um 'turismo para todos', é levar em consideração a preservação REAL da natureza,isto é, fazendo um estudo sobre a capacidade de carga,para saber quantas pessoas podem visitar o local no mesmo tempo e quais impactos que é causado;é entender o COMO estes impactos podem ser diminuídos;é inserir os moradores da localidade em postos de trabalhos e RECONHECÊ-LOS enquanto mão-de-obra,não mão-de-obra barata, mas qualificando-os e incentivando-os a aperfeiçoar em seus conhecimentos, não aculturando-os, mas sim ajudando-os a resgatar a sua identidade cultural.


Estes sim, a meu ver, são alguns passos para um turismo que ALMEJA ser sustentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário