segunda-feira, 4 de abril de 2011

O que é turismo??

     Existe uma gama de autores estudiosos do turismo que se preocupam em defini-lo. De uma maneira muito geral, “turismo” se refere ao movimento de pessoas, dentro ou fora das fronteiras de seu próprio país, em busca de lazer,repouso, conhecimento, saúde ou a negócio (Senac, 2002).

    Segundo a OMT é: "Movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que esta não realize atividades econômicas". 
      Stephen Smith que diz o seguinte: “turismo é composto por um agregado de atividades de negócios que, direta ou indiretamente, fornecem bens ou serviços que suportam as atividades de lazer e de negócio realizadas pelas pessoas fora dos seus locais de trabalho e residência habitual”.

      Estes são apenas algumas citações frente às inúmeras encontradas a respeito do turismo. Entretanto, pode-se perceber que tais definições caracterizam o turismo sob a ótica do turista, e pouco se fala sobre o turismo enquanto profissão.

      Na visão de um turismólogo, o que seria o turismo?

      Depois de um tempo na faculdade, aprendemos que turismo, para nós profissionais, não é viajar, mas sim atender às necessidades daqueles que viajam. Isto é, um turista quando chega a uma localidade deseja encontrar atrativos turísticos, hotéis, bons restaurantes, e serviços que apõem a atividade como bancos e postos de gasolina.

       Para que possamos atender a todas essas necessidades é preciso que sejamos profissionais polivalentes e pró-ativos. Precisamos ainda "explorar" uma característica que nos é peculiar: perceber quais são as necessidades do turista e supri-las além das suas expectativas.

     Nós, turismólogos entendemos muito bem como fazer para satisfazer um cliente.Falo aqui do encantamento proporcionado pela equipe envolvida no turismo.

      Mais importante do que o "bom preço" oferecido é saber mostrar o produto adequado às necessidades de cada cliente. Clientes não são números, mas sim pessoas individuais com características peculiares.Sabendo disso, conseguimos encantá-lo e conseqüentemente até mesmo fidelizá- lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário