quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ouro Preto: Cidade Turística ou Museu a Céu Aberto?

Para a expressão Museu a Céu Aberto entende-se uma cidade na qual devem ser observadas questões a cerca da participação e valorização do espaço em todos os segmentos da sociedade, a preservação ampla dos patrimônios naturais e culturais, elementos estes frágeis e os primeiros a se perderem quando não transmitidos.

Já o conceito de Cidade Turística (Pausa para um desabafo: Encontrei poucas definições para este termo.) é a cidade que tem o turismo como sua principal fonte de recursos.

Subentende-se assim que o turismo é a principal fonte de renda para seus moradores. E que, além disso, a cidade deve permitir que o turista encontre ótima oferta turística.

Em outras palavras, para o turista, a cidade turística é aquela em que há uma “atmosfera de turismo”.

Seria Ouro Preto uma cidade turística?

Cabe salientar que a cidade mineira constitui um acervo em arte sacra e profana, história, etnologia, cultura popular, ourivesaria e mineralogia.

Ouro Preto respira história. Seus moradores respiram um ar serrano dividido com a multidão de turistas.

Uma cidade turística proporciona muitos benefícios para o turista.Ótimos atrativos, refinados restaurantes e hotéis esplêndido.

E para o “turista local”, sobra alguma coisa?

Lembro-me de ter ido a Ouro Preto no início da faculdade junto a um grupo de estudantes. Passeamos um pouco pelo centro histórico e quando fomos almoçar o que encontramos foram “preços para turista ver” (E claro, deixar ali o seu rico dinheirinho!!) .

Frente a esta situação, me perguntei o que a população local acha de tudo isso. Será que a mesma possui algum tipo de desconto para freqüentar os bons restaurantes?

Sei que existe um programa de facilitação quanto às visitas aos museus e alguns pontos turísticos, mas quanto ao “usufruto” do trade turístico de uma maneira mais econômica, ainda não conheço nenhum programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário