quarta-feira, 28 de setembro de 2011

27 de setembro-Dia do turismólogo e dia também de são Cosme e Damião

Ontem,dia 27 de setembro, foi dia do turismólogo e também dia dos santos cosme e Damião.
Bom, eu não tenho crença nestes santos,porém respeito quem idolatre-os.
O que um assunto tem haver com o outro??Explico.
Como turismóloga eu aprendi a olhar para o mundo com um olhar clínico,crítico e ao mesmo tempo imparcial.
Cada um tem em si uma religião,ou crença particular.Temos também comportamentos e valores distintos.E sabemos que o fato de nossas crenças serem diferentes de outras pessoas não significa que uma ou outra esteja "errada".
Ter essa percepção bem definida dentro de nós,turismólogos é muito importante,uma vez que durante nosso trabalho,seja em hotéis,gestão pública,eventos,ou outra área, sempre teremos como ator principal o ser humano.E este é cheio de características, as vezes incomum para nós.
É primordial agirmos assim para que possamos de fato entender a cultura, fator tão intríseco do turismo.
Por meio desta imparcialidade, eu,incrédula dos santos gêmeos,me senti motivada a pesquisar sobre a vida deles,uma vez que eu queria saber o motivo dos devotos distribuírem doces no dia 27 de setembro.Após a pesquisa, observei que o dia de São Cosme e Damião é muito comemorado em várias cidades da Bahia, e que a comemoração é tão antiga que já virou tradição por lá, e mais,devido à tradição,muitos turistas viajam para a Bahia nesta data para acompanhar de perto a homenagem aos santos.
Aprendi com um turismo, uma lição: se você não conhece o porquê de uma coisa, e tem uma opinião, isto é um "pré-conceito",porém, se você permanece nesta opinião sem procurar os conhecimentos,você se torna uma pessoa com "preconceito".
E o preconceito não cabe a ninguém,mas principalmente, não cabe a nós turismólogos!

Um comentário:

  1. Saudações turismólogas!

    Nós turismólogos devemos enxergar uma cultura, religião, expressão artística ou outro qualquer fato social, através dos olhos de quem a produz ou a vivência. É o relativismo cultural.
    Nós devemos ter esta postura e devemos instigá-la aos nossos colegas profissionais, bem como, aos turistas que encontramos e encontraremos neste universo maravilhoso que é o Turismo.

    Parabéns!

    Abraços
    Renato

    ResponderExcluir