sábado, 24 de setembro de 2011

TURISMO E MEIO AMBIENTE: O TURISMÓLOGO COMO FIEL DA BALANÇA



 É com muita alegria que vim aqui para publicar o texto ganhador da promoção!A autora é a Lauriane Barbosa,turismóloga,de Belo-Horizonte,MG.
 Parabéns Lauriane!!Boa leitura a todos!!!

           A indústria do turismo vem passando por um processo de evolução nos últimos anos.Prova disso é a gama de , hotéis, parques temáticos, hotéis fazenda,entre outros segmentos construídos em vários tipos de destinos turísticos.Esta evolução ocorreu em partes devido ao aumento de tempo livre conquistado pela sociedade após a Revolução Industrial . Ao surgir esse novo perfil da sociedade com condição financeira favorável para a aquisição de novos produtos e serviços, houve a necessidade de criar uma indústria de entretenimento para os mesmos. E foi exatamente neste contexto que o Brasil pôde alavancar sua economia devido à sua ampla diversidade cultural e ambiental presentes em seu território.
         Assim, a atividade turística utiliza o meio ambiente como atrativo principal.Seja visitando arquipélagos de beleza cênica como Fernando de Noronha,ou praias do litoral sudeste,ou regiões montanhosas como a Chapada dos Guimarães,só para citar alguns exemplos.
         Nestes cenários de grande beleza, diversas atividades de lazer podem ser realizadas, porém as mesmas devem ser elaboradas por guias competentes os quais orientem aos turistas como se proceder em locais tão singulares como os ambientes naturais.Isto é,o turista precisa ter consciência do que seja o turismo sustentável e como o mesmo deve ser praticado.Não basta para isso distribuir vários panfletos sem fundamento ou fazer uma mini-palestra com os visitantes.Muito além disso o turista deve saber qual que é o seu papel diante desta situação.Ele precisa saber como agir,para usufruir das atividades turísticas de uma maneira saudável para si e ao mesmo tempo saudável para o meio ambiente.
        Para que este equilíbrio possa ser alcançado, necessita-se do apoio de profissionais da área de turismo - o turismólogo. Um profissional ainda pouco conhecido no espaço mercadológico, porém de grande importância para as áreas referentes ao lazer como principalmente à preservação ambiental. Isto é, o turismólogo é o profissional capaz de, por meio de seus saberes multidisciplinares, relacionarem o turismo e o meio ambiente de forma a trazer benefícios para o trade turístico, satisfação ao turista ao mesmo tempo em que este é motivado a contribuir para a preservação ambiental e a respeitar a cultura local.  
        Assim o turismólogo é o catalisador capaz de tornar o turismo um colaborador a favor da preservação do meio ambiente. Conquistando assim, um desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário