sábado, 24 de setembro de 2011

Condutas ambientais corretas e sua importância para a atividade turística

E tem mais um ganhador!!!É o Renato Galavoti Filho,turismólogo de Jaguariúna,bacharel pela FAJ.
É isso aí Renato,parabéns pela escrita e análise crítica!!
Vamos a leitura:

O objetivo desta sumula é o relato sobre as condutas ambientais, sustentabilidade e o turismo, conceitos discutidos pelos alunos do curso de Turismo da Faculdade de Jaguaríuna- SP.
A atividade turística promove impactos nos quesitos ambientais, sócio-culturais e econômicos, sejam elas mudanças tangíveis ou intangíveis, positivos ou negativos.
Com a expansão do turismo em massa, na década de 70 começou-se a se discutir sobre os impactos causados pelo desenvolvimento desorganizado dos destinos receptores e a sua falta de planejamento.
Como exemplo, o segmento turístico de sol e praia, onde ocorre um grande deslocamento de turistas e moradores de veraneio para uma determinada praia causando inúmeros impactos negativos; falta de reabastecimento de produtos alimentícios, água, rede de esgoto insuficiente, trânsito, poluição sonora, do meio ambiente; através das águas, praias entre outros.
Estes impactos envolvendo o meio ambiente, ocasionados pelo ser humano, sujeito do turismo, são motivados a praticar o turismo de massa e seus diversos segmentos correlacionados, tratam-se de uma questão não somente de Educação.
A educação é apenas um meio, mas não é a solução. Atualmente muito se fala sobre meio ambiente, sustentabilidade, responsabilidade ambiental (às vezes utilizada como sinônimo de sustentabilidade) e no meio acadêmico discussões sobre o turismo com sustentabilidade.
Neste caso, os meios eletrônicos e a mídia de um modo geral fazem seu papel e divulga-se os cuidados e os problemas relacionados ao meio ambiente, logo subentende-se que a sociedade que possui acesso a estes meios, está ciente do que está acontecendo a sua volta e  precisa refletir sobre suas atitudes e ações que muitas das vezes contribuem para o aumento dos impactos negativos, principalmente nos destinos receptores. Mas existe uma parcela da população que não possui acesso aos meios de comunicação e também temos uma parcela da população, adulta e infantil que não possui acesso a educação no país.
Surge então a questão de como conscientizar a sociedade sobre a educação ambiental?Através de um planejamento municipal, promovendo parcerias entre as secretarias municipais como exemplo, as Secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Cultura e a Secretaria de Educação, capacitar seus profissionais conscientizando-os pela responsabilidade ambiental, cultural e a sustentabilidade para o município. Ainda fomentando através destas parcerias, anexar dentro das grades curriculares da educação básica as disciplinas de educação ambiental, educação patrimonial com o objetivo de conscientizá-los.
Lembrando-se que o processo de conscientização começa desde jovem, para atingir outras faixas etárias o correto seria sensibilizá-los a respeito dos impactos ao meio ambiente, a sociedade e economia.
Ainda neste processo de conscientização e sensibilização da comunidade autóctone, vale ressaltar a importância da atividade turística com ênfase na sustentabilidade, para os munícipes, para que eles aceitem com facilidade o fluxo de turistas em sua cidade, pensando não só no viés econômico, mas sim envolvendo o todo. Por isso tem-se necessidade do profissional de Turismo responsável para se trabalhar com o planejamento destas localidades, capacitando profissionais, conscientizando munícipes e turistas, estudando os atrativos e fomentando a sustentabilidade.
Observa-se que a terminologia Sustentável está em alta na atualidade, para o turismo o conceito de sustentabilidade remete-se em uma tríplice: Sociedade local, Economia e Meio Ambiente, mas isso não significa que ela está sendo implantado de forma correta.
A sustentabilidade é um fator para se pensar de forma Macro, ou seja, ela envolve desde o processo de extração da matéria prima, como ela é transportada para a industria, como é feito o processo de desenvolvimento deste produto, quanto de lixo é produzido para esse produto chegar nos grandes centros comerciais e nas residências, o transporte da industria para os centros comercias e residências e por fim o quanto de poluição nos diversos níveis é expelido para confecção do determinado produto.
O sistema econômico atual, o capitalismo , enfatiza o culto ao consumismo o que acaba se tornando um processo cíclico, o ser humano trabalha, faz compras, joga ao lixo o que não está na moda,  trabalha, faz compras, joga ao lixo e assim sucessivamente.
Com isso a criação da atitude individual para a preservação e conservação dos patrimônios naturais, culturais como também o uso responsável da água e da energia, são estratégias que ajudam diminuir os impactos.
Conclui-se que as condutas ambientais devam ser feitas pelo individuo e que os profissionais do trade turístico deve de forma responsável viabilizar a conscientização e sensibilização da população autóctone e dos turistas ao longo de sua carreira profissional.
Preservar hoje, para que futuramente as gerações ainda possam usufruir de todos os atrativos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário